quinta-feira, 14 de julho de 2011

O que espero auto-aprender e fruir

Começo por duas confidências: A fotografia que figura no meu Blogue (e já agora no gmail e facebook) foi tirada há alguns anos na sede da PT/Picoas para um Blog que me convidaram a publicar e manter na SAPO sobre livros, que nunca consegui ter a coragem de desenvolver; também o nome do Blogue retoma o incumprido, e é o de um programa na RTP2 nos idos anos 90 sobre livros, da minha autoria e que durou 2 anos, interrompido com a minha ida para Madrid.
Até hoje foi assim, tenho tido sempre a maior relutância em fazer parte deste mundo que para mim entra nos parâmetros do virtual. Nunca me senti muito à vontade para me expor pessoalmente, ou invadir territórios alheios, teclando ou explorando um écrã. Sempre me considerei, a este respeito, um pouco culpada de "voyeurisme". Profissionalmente não fazia a menor ideia que a partilha, nas áreas da cultura em que me movo, pudesse ser tão profícua, por um lado, e por outro parecia-me que estava de alguma maneira a «abusar» e/ou a plagiar estudos, análises, opiniões ou mesmo opções de outrém
O meu tipo de participação na Web 2.0, conhecida familiarmente por web social nunca foi além do que na classificação facultada se designa por Expectadora, com algumas (tímidas) incursões no campo dos Joiners em temáticas muito específicas. Pelo menos até ao dia de hoje. E destaco o termo «hoje« porque acho (ou espero) que a minha participação neste programa de auto-aprendizagem sobre ferramentas e tecnologias da «web 2.0» me pode abrir perspectivas novas sobre algo que até agora utilizei com a maior parcimónia, quando me limitava a consultar no google sem interferir com as pessoas.
Estou, porém, convencida que esta oportunidade - associada ao facto de chegar neste momento de «pousio» - me vai obrigar, por dever de ofício primeiro, mas espero que por pura fruição depois de ultrapassada a pressão, a avançar na tabela proposta até ao estatuto de Criador, publicando finalmente páginas na web (esta é a primeira, não é?), e mantendo (finalmente) um blogue carregado regularmente conteúdos diversos. Será?

Sem comentários:

Enviar um comentário